terça-feira, 1 de novembro de 2011

corpo malhando


Era minha ‘perceiraça’, conversávamos muito, sobre tudo, era uma história de caderno de confidências e tal, rs. Dançar então? Adorávamos, acho até que ela ainda gosta, e é bem legal relembrar aqui a época do Grupo é o Tchan, que fazia muito sucesso com as músicas de duplos sentidos e cheias de coreografias, e claro, nós tinhas que aprender todas, e rápido,rs.
Sempre foi muito preocupada com o corpo, freqüentando academia, malhando em casa, cuidava muito bem da alimentação, e estava sempre com o corpo impecável, fazendo  muito SUCESSO entre a ala masculina (dá pra ver o porque né? rs).
Irmã mais velha de quatro irmãos: Junior, Jurema e João. Sempre muito bem educada, culta, estudiosa, ou seja muito inteligente, e usou tudo isso para superar alguns problemas na vida familiar e certamente foi por em função disso que conseg

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O QUE É MITO E VERDADE NA MALHAÇÃO


Quem nunca ouviu alguma pessoa próxima comentando que está malhando com frequência e ao invés de perder peso está engordando? Ou ainda que está se ‘matando’ para fazer abdominais e a sonhada barriga tanquinho não chega de jeito nenhum? Esses são apenas alguns dos muitos mitos que rondam os corredores das academias de ginástica e, sem dúvida, esclarecê-los ajudará muito nos resultados da malhação. Abaixo, o educador físico e coordenador técnico do Levitas, Jairo Diogenes, lista os principais mitos e verdades sobre a prática da atividade física.

* Estou malhando com frequência e me alimentando bem, mas continuo engordando.


Mito. Quando uma pessoa pratica exercícios com regularidade, ela ganha peso magro e diminui sua gordura corporal. Na balança, essa inversão muitas vezes não é percebida, mas, sem dúvidas, é notada quando a pessoa veste suas roupas, pois há diminuição nas medidas.

* Para ter uma barriga tanquinho é preciso fazer abdominais todos os dias.

Mito.
 Os músculos da barriga não são diferentes dos demais e assim como os outros grupos musculares, precisam de 24 a 48 horas de descanso para ficarem fortes e enrijecidos. Além disso, não adianta fazer intermináveis séries de abdominais se a pessoa tem muita gordura na barriga. O exercício abdominal enrijecerá o músculo, mas ele ficará escondido atrás da gordura. Sem exercício aeróbico a gordura continuará no mesmo lugar.

* É preciso malhar todos os dias para ganhar músculos rapidamente.


Mito.
Os músculos precisam descansar de 24 a 48 horas para se recomporem. Ao malhar todos os dias, a possibilidade de ocorrer uma contusão ou outro problema muscular é muito maior. O ideal é alternar musculação com exercícios aeróbicos.

* Os homens têm mais facilidade para ganhar massa muscular.

Verdade. Graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos dos homens se definem com mais rapidez do que nas mulheres. Dessa forma, os resultados da prática esportiva na ala feminina demoram mais tempo para aparecer e são mais sutis.

* Quanto maior a dor após o treino, melhor o resultado.


Mito. Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho muscular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredo para um programa de musculação eficaz é o aumento constante dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios (número de repetições ou séries) ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas).

* Como quero perder peso, o ideal é malhar sem comer.

Mito. O corpo precisa de energia para funcionar. Sem comer, o corpo armazena gordura para conseguir se manter em funcionamento.

* Musculação exige alimentação diferenciada.


Depende. Para aumentar a massa, o corpo precisa de maior consumo de energia, vinda dos carboidratos, das proteínas e dos sais minerais. Se o cardápio do dia a dia for rico em nutrientes, não há necessidade de suplemento alimentar. Caso contrário, o ideal é buscar ajuda de um nutricionista.

Malhar x Saúde!

Boa Noite! 
Esta é a minha  primeira postagem do dia , quase não produzi! Não por falta de o que postar,  mais  por dedicação do tempo a outros afazeres.
Escolhi o tema " Malhar x Saúde.
Quem não planeja entrar na cademia?! fazer algum exercicio físico.? Ainda quando vivemos os  tempos de preocupações com a estética, com a beleza, com o corpo, com a perna malhada, a barriga sarada , o bumbum durinho, a coxa grossa, (...). Ainda mais quando por tudo que é canto sempre encontramos ou vemos aquela MULHER, ou aquele HOMEM, muito em função de seus exuberantes corpos. Parece até que mulher para chamar a atenção, principalmente entrar no BBB ou ser rainha de bateria de alguma escola de samba, ou ainda  pousar na playboy, tem é mesmo que ter um mega ultra corpão. Pois é! E, como elas conseguem isso?! Ah malhando muito, ou melhor sofrendo muito. 
Até eu quero entrar nessa onda, afinal também sou praticante dessa moda, ainda mais para ganhar uns quilinhos, isso mesmo, ou melhor, massa muscular. Quero ser gostosa também (kkk..)
Considero muito bacana quem tem uma rotina já algum tempo de malhação, seja  em função do cuidado com a própria saúde e mente, uma vez que é mais que comprovado o quanto praticar exercícios físicos é essencial para a vida de qualquer humano, ou seja  mesmo é pela paixão de malhar e ter um corpão. Porém, deixo aqui o meu alerta. Tirando o fato que na cademia vemos de tudo ( situações engraçadas, homens bombados, mulheres sem noção, homens interessantes, aqueles que se acham e por aí vai), lembro a todos que devemos malhar com responsabilidade. Não é chegar e já ir fazendo qualquer exercicio de qualquer jeito. Não é por aí que a coisa funciona, até porque você está trabalhando o seu corpo, seus músculos, e se não fizer da forma devidamente correta, poderá ter consequência. E sem falar também no uso de anabolizantes. Estou fora., isso é como droga. Portanto consciência na hora de malhar é fundamental.
É isso! Nós mulheres vamos cuidar da saúde, ficarmos mais que gostosas, com todo respeito da expressão, mais primeiramente sendo consciente!

Lembre-se: ao realizar as atividades corretamente, o indivíduo poderá aproveitar o que a prática da atividade
Cara ou bunda? O que os homens escolhem?

Se você é mulher e quer arrumar um namorado, mas passa o dia na academia malhando, tentando ficar com o corpo perfeito ou passa horas nas lojas gastando muito dinheiro, saiba que você está investindo seu tempo e sua grana no lugar errado.



Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas com mais de 200 homens revelou que na hora de escolher uma mulher para um relacionamento mais sério, os homens não dão muita importância para um corpo perfeito, eles preferem um rosto bonito.



Isso ocorre por que o rosto da mulher reflete sua fertilidade, por isso o instinto masculino “desperta” quando vê uma mulher bonita e com aparência saudável. Por esse motivo os homens têm uma tendência natural  a quererem mulheres bonitas para namorar e casar, em vez das gostosas.



O que primeiro atrai os homens em uma mulher? O rosto bonito ou o corpo em forma? A resposta depende. Segundo uma pesquisa da Universidade do Texas, quando o homem busca uma relação a curto prazo, ele repara no corpo.



Se ele está atrás de uma relação a longo prazo, como um namoro ou até casamento, o rosto da mulher vira o foco de sua atenção.



De acordo com o estudo, as mulheres se interessam primeiro pelo rosto de um possível parceiro mesmo quando estão em busca de relacionamentos curtos.



A pesquisa, publicada na revista científica Evolução e Comportamento Humano , buscava entender a relação de preferência entre corpo e rosto no imaginário masculino. “Existem termos pejorativos para mulheres que têm o corpo bonito e o rosto feio, e isso estimulou nossa pesquisa sobre como a atração corporal difere da atração facial”, explica a psicóloga Jaime Confer, co-autora do estudo.



Os pesquisadores mostraram para 375 estudantes universitários uma representação de uma pessoa do sexo posto cujo rosto e corpo estavam escondidos. Metade dos participantes foi instruída a avaliar as imagens como um parceiro em potencial a curto prazo e a outra metade foi orientada a considerar a imagem como um parceiro em potencial para uma relação duradoura. Eles só poderiam descobrir o rosto ou o corpo da imagem, não as duas partes.



Os resultados mostraram que 51% dos homens que deveriam ter a relação curta, de apenas uma noite, decidiram olhar para o corpo na imagem. Por outro lado, 75% dos homens instruídos a ter uma relação duradoura decidiram olhar para o rosto nas imagens escondidas.
  Shutterstock
É verdade que malhar no frio emagrece mais, uma vez que o corpo tem de queimar mais calorias para se manter aquecido? - Natália Borges, São Paulo (SP)

É verdade que o nosso corpo gasta calorias para manter a temperatura em 36 graus. Mas essa quantidade não é tão significativa que possa ser determinante no resultado final de queima de calorias ao fim do exercício. Além disso, existem estudos que indicam que malhar em dias ou locais muito frios facilita o aparecimento de lesões musculares - a temperatura ambiente ideal para exercícios varia entre 20ºC e 22ºC.
O que determina o sucesso dos exercícios não é buscar esses "sistemas de ajuda", mas sim a prática regular e de maneira segura.

Chega uma hora na vida da gente que temos que praticar exercícios físicos, mesmo não querendo, afinal de contas, existem pessoas que não possuem disposição o suficiente para malhar. Os exercícios físicos são essenciais para a saúde do corpo e da mente.

Por isso nada melhor do que conferir algumas dicas para começar a malhar.
Se você está pensando em começar a malhar, confira as dicas abaixo e veja como começar a malhar de forma correta e sem perder o pique.

- Quando você vai a academia você está indo lá somente para malhar, por isso preste atenção nas instruções do seu treinador, veja como são feitos os exercícios para você não fazer errado e qualquer duvida que você tiver aquela é a hora para você tirar;
- Evite se distrair enquanto malha;
- Evite ficar conversando enquanto você malha;
- Leve alguma mídia para você escutar musica enquanto malha e ficar mais disposto;
- Se alimente com comidas leves antes de ir malhar;
- Coma alimentos saudáveis e ricos em proteínas assim que terminar o treino;
- Vá malhar com roupas e tênis confortáveis.Clique para ampliar!
No calçadão, na areia, nas academias. Haja ginástica para fazer bonito no verão. Mas será que o povo está malhando certo? O Fantástico convidou o professor de educação física João Pedro Werneck, especialista em fisiologia do exercício, para desvendar os dez maiores mitos que confundem as pessoas na hora de malhar. 

Mito 1: abdominal faz perder barriga 

“É um mito em que toda mulher cai”, João Pedro Werneck, que é coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

“Na hora em que você está fazendo, questiona se é verdade. Como não custa nada, fazemos mais um pouquinho. Na dúvida, acho que pecamos pelo excesso”, diz a comerciária Regina Bastos. 

Pecamos mesmo. E a explicação é simples. “A perda de gordura não acontece de forma local e sim no corpo inteiro”, diz João Pedro Werneck. 

Quer dizer: o abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, não queima a gordura localizada especificamente na barriga, aquela que todo mundo quer perder. 

"A melhor estratégia seria combinar os abdominais com exercícios de corrida ou bicicleta, em que temos um gasto energético maior", ensina João Pedro Werneck. 

Mito 2: quanto maior o suor, maior o emagrecimento 

"Suar muito durante a atividade física significa que estamos perdendo muitas calorias?", pergunta a administradora Cássia de Oliveira. 

"Não necessariamente. O emagrecimento que acontece com o suor representa apenas perda de água e não realmente de gordura", responde João Pedro Werneck. 

Mito 3: malhar de roupa preta, com agasalhos ou debaixo de sol forte emagrece mais 

“Vemos muito por aí o pessoal todo encasacado, achando que assim vai emagrecer mais rápido. E isso não é verdade”, aponta a professora Marcela Cardoso. 

“Já ouvi dizer que correr no sol é bom”, diz o economista Antônio Coelho. 

“Isso é um mito. Correr em ambientes com temperaturas muito altas pode diminuir o seu desempenho físico. Consequentemente, você vai gastar até menos caloria para fazer uma atividade física”, explica João Pedro Werneck. 

Mito 4: suor libera toxinas do organismo 

“Dizem por aí que o fato de suar durante a atividade física ajudaria a eliminar toxinas do seu organismo. Na verdade, isso é um mito. O suor é, basicamente, água e alguns sais minerais”, desmistifica João Pedro Werneck. 

Mito 5: o exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte 

“Antigamente eu achava que malhar tinha que arder muito. Tinha que pegar muito pesado”, conta a artesã Maria Tereza San Martin. 

“É muito comum as pessoas ingressarem em um programa de exercício físico, começarem a sentir algumas dores musculares ao longo das primeiras semanas e quando passam a não sentir mais essa dor acharem que o exercício já está ineficaz. Parar de sentir dor é normal. É uma adaptação do músculo ao exercício que você começou a fazer”, afirma João Pedro Werneck. 

Mito 6: o exercício só começa a funcionar depois de meia hora 

“São programados exercícios com mais de 20 a 30 minutos porque menos do que isso, em intensidades moderadas, o gasto energético em uma sessão de exercícios é muito pequeno”, comenta João Pedro Werneck. É pequeno, mas existe. “Quem acha que a partir do 30º minuto é que começa a ter uma queima de gordura e acha que os minutos anteriores foram inúteis deve perder essa ideia, porque esses 30 minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energético”, completa João Pedro Werneck. 

Mito 7: é melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana 

“Não é verdade. Você deve introduzir atividade física na sua vida mesmo que isso seja pelo menos de final de semana. A única coisa que recomendamos é que isso não seja feito em excesso. O problema são outros atletas de finais de semana que querem compensar a semana inteira fazendo até quatro horas de atividade física em um ou dois dias”, alerta João Pedro Werneck. 

Mito 8: subir escadas é suficiente para queimar gordura localizada 

“Me disseram um dia que subir escada ajudava a emagrecer. Eu tomei isso como uma verdade universal”, diz a produtora cultural Lílian Sapucahy. 

“As pessoas acham que só o fato de abandonar o elevador e subir dois, três lances de escada, eventualmente, duas, três vezes por semana, vai levar ao emagrecimento”, diz João Pedro Werneck. 

Não é bem assim. Subir escada vale como complemento a outras atividades físicas, feitas de maneira regular. 

Mito 9: não se deve beber água durante o exercício 

“O que acontece é o contrário. A desidratação durante a atividade física pode fazer o desempenho diminuir”, comenta João Pedro Werneck. 

“Sempre que eu quiser, posso beber água?”, questiona a enfermeira Renata Ribeiro. 

“Sempre quando sentir sede. A sede é um bom parâmetro para você se hidratar durante a atividade”, aconselha João Pedro Werneck. 

Mito 10: malhar em jejum emagrece 

“Eu não como nada. Acho que eu estou errada”, diz a empresária Maria do Nascimento. 
E está mesmo. 

“As pessoas acham que malhar em jejum aumenta o emagrecimento. Na verdade, o jejum é perigoso. A baixa de glicose no sangue pode fazer você até desmaiar”, alerta João Pedro Werneck. 

Então, nada de fazer exercício de barriga vazia e prefira alimentos leves. 

Falando nisso, no nosso site, você encontra um especial sobre nutrição e atividade física. 

“O que interessa mesmo para o emagrecimento é um balanço entre o que você come e o que você gasta de energia”, diz João Pedro Werneck. 

Entre em forma com mais saúde! mirella
Fonte: Fantástico 
 física tem de melhor. Sensação de bem-estar, melhora na auto-estima e estresse, bem como o auxílio no controle de diversas doenças e sua contribuição para garantir ossos, articulações e músculos sadios serão as consequências. Aproveite!uiu se estabelecer na vida.

Um comentário: